TROCA DE ÓLEO

 

O óleo lubrificante é um item de fundamental importância dentro do automóvel, pois é ele que mantém o bom funcionamento do motor, permitindo que as partes móveis possam atuar livremente na transmissão de força da combustão para as rodas. Inclusive é muito bom saber escolher o óleo correto para o seu motor. Mas, quando trocar o óleo do carro? O óleo do motor tem uma vida útil pré-determinada, seja ele de origem mineral, semi-sintético ou sintético. Quando dentro do motor, ele ajuda a reduzir o atrito entre as partes móveis, retirando resíduos desse movimento, assim como outras impurezas e ajudando a manter a temperatura de funcionamento do propulsor.






TROCA DE ÓLEO

Todos os fabricantes recomendam a troca do óleo em determinados períodos, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca. Nos carros mais antigos, quando não se se sabe quando foi trocado, o melhor é fazer a substituição e depois verificar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente os mais cuidadosos trocam a cada 5.000 km.

 

No caso de carros novos, a média de intervalo entre as trocas é de 10.000 km ou 12 meses de uso, o que vier primeiro. Mas existem exceções. Marcas como Fiat, Jeep e Renault indicam a troca para motores diesel a cada 20.000 km, mas alguns modelos, como a Ducato, precisam de substituição a cada 15.000 km.